A perda auditiva é um problema crescente entre a população mundial. Com a idade, ocorre o declínio natural da audição, mas outros fatores também podem causar danos às células auditivas. Além disso, a exposição excessiva ao ruído também pode danificar a audição.
Se você está enfrentando problemas de audição, pode ser necessário usar um dispositivo para melhorar sua capacidade de ouvir. Mas qual dispositivo é o melhor para você?
Neste artigo, você irá aprender a diferença entre aparelhos auditivos e amplificadores auditivos para que possa tomar a melhor decisão.
1. Introdução
2. O que são aparelhos auditivos?
3. O que são amplificadores auditivos?
4. Qual a principal diferença entre os dois?
5. Conclusão
1.Introdução
A perda auditiva é um problema crescente em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 360 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência auditiva. No Brasil, esse número salta para 5,3% da população, ou seja, mais de 11 milhões de brasileiros têm algum problema para ouvir.
A boa notícia é que a tecnologia tem avançado muito nos últimos anos e hoje existem diversos aparelhos auditivos que podem ajudar as pessoas com perda auditiva a melhorarem sua qualidade de vida. Mas com tantas opções no mercado, fica difícil saber qual aparelho escolher.
2. O que é um aparelho auditivo?
Um aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico portátil que auxilia pessoas com perda de audição. Eles são minicomputadores que tem uma alta tecnologia.
Os aparelhos auditivos são ajustados especificamente para cada pessoa de acordo com a audiometria por meio do software nos computadores.
Aparelhos auditivos modernos são muito discretos e eficazes, permitindo que as pessoas com deficiência auditiva levem uma vida normal e ativa.
3.O que é um amplificador auditivo?
Um amplificador auditivo é um dispositivo eletrônico que serve apenas para aumentar o som, ele não amplifica apenas o que o paciente precisa e sim todos os sons o que pode prejudicar muito a audição
Usar um amplificador pode lesionar as células auditivas ciliadas e fazer com que a audição piore.
Amplificadores auditivos não requerem um protocolo de ajuste para serem configurados, pois funcionam da mesma maneira para todos os usuários e não são registrados pela ANVISA.
4. Qual a principal diferença entre os dois?
Como o problema auditivo podemos ter diversos cenários, os aparelhos, diferentemente dos amplificadores, são ajustados de acordo com a necessidade da pessoa, ele tem diversos recursos automáticos para ajudar o paciente em diversas situações, além de serem ajustados de acordo com a perda auditiva.
Isso significa que um profissional especializado irá diagnosticar qual é o melhor tipo de aparelho para cada caso, levando em consideração as características do paciente e do seu problema auditivo. Assim, o tratamento será mais personalizado e eficaz, garantindo maior conforto e qualidade de vida para quem utiliza os aparelhos.
Já os amplificadores auditivos têm um microfone que capta o som e o direciona diretamente para o ouvido da pessoa, ele não é ajustado conforme a perda auditiva e tem grandes riscos de lesionar as células ciliadas e causar um agravamento da perda.
5. Conclusão
Como vimos, os aparelhos auditivos é a única solução para a perda auditiva, amplificador nunca deve ser usado para tratar a perda de audição pois pode prejudicar mais ainda a audição.
A Som Vida é uma empresa especializada em aparelhos auditivos e trabalha apenas com produtos de alta qualidade, com serviço personalizado para cada caso.