Agende uma consulta:
(11) 5082-1270 |
(11) 9 8730-1461

Qual a importância da adaptação binaural para o uso do Aparelho Auditivo?

As Maneiras para a Adaptação do Aparelho Auditivo

Temos 2 (duas) maneiras de fazer a adaptação dos aparelhos auditivos: monoaural ou binaural. A adaptação monoaural é feita com o uso de aparelho auditivo em apenas uma orelha. Essa adaptação é indicada quando a perda auditiva está presente em uma única orelha ou quando uma das orelhas tem perda profunda ou ate ausência de respostas dos estímulos sonoros. A adaptação binaural ocorre quando o paciente faz o uso de 2 (dois) aparelhos auditivos, um em cada orelha.

Vantagens da Adaptação Binaural do Aparelho Auditivo

Existem muitas vantagens na adaptação binaural dos aparelhos auditivos, já que o sistema auditivo normal trabalha com os dois ouvidos sendo estimulados ao mesmo tempo. Usar dois aparelhos auditivos pode fornecer melhor equilíbrio da audição, resultando em uma experiência auditiva mais natural.

Independente do ambiente que estejamos, temos estímulos auditivos vindos de todas as direções. Esses estímulos percorrem até a parte externa de cada ouvido, sendo conduzidas pelo canal auditivo até o tímpano. Seus ouvidos enviam, então, uma mensagem ao cérebro, que a interpreta e decifra o som. Por tudo isso, é muito importante que os dois ouvidos estejam saudáveis: para escutar bem, para captar e interpretar os sons com facilidade. Mais de 50% das pessoas com perdas auditivas apresentam a perda nos dois ouvidos.

Analisando esse funcionamento da nossa audição, podemos afirmar que a adaptação binaural traz inúmeras vantagens para o uso dos aparelhos auditivos.

Quando se faz o uso de 2 aparelhos auditivos, conseguimos localizar melhor de onde o som esta vindo, já que o som chega antes e mais forte na orelha mais perto da fonte sonora e, só depois de alguns milissegundos, ele alcança a outra orelha. É por isso que os 2 ouvidos devem estar saudáveis e com a mesma capacidade de audição. Afinal, quando um ouvido funciona melhor que o outro, as informações para a localização da origem do som são inadequadas.

Outro fator que melhora com a utilização de adaptação binaural dos aparelhos auditivos esta relacionado a amplificação dos sons. Uma vez que tenho 2 aparelhos auditivos funcionando, os ajustes em cada um deles estão mais baixos, proporcionando um melhor equilíbrio e conforto dos sons, reduzindo as distorções e os sons estridentes, tornando o som muito mais “confortável”.

Em alguns casos, até as queixas de microfonia (apito constante), são resolvidos com a adaptação binaural dos aparelhos auditivos, uma vez que não é preciso usar o volume em um nível muito alto.

Um maior benefício poderá ser observado com o uso binaural dos aparelhos auditivos em um ambiente ruidoso. Com o uso de dois aparelhos auditivos é possível maximizar a compreensão em um ambiente com ruído de fundo.

A explicação para essa melhoria esta relacionada ao paciente estar utilizando um volume mais baixo em cada um dos seus aparelhos auditivos, com um som mais agradável e com menos amplificação dos ruídos de fundo, que acabam prejudicando a qualidade do som.

O que é importante ressaltar, é que mesmo com todos esses beneficio que a adaptação binaural dos aparelhos auditivos proporciona, o paciente não atinge a audição normal. Mas quando comparamos os resultados que a adaptação com um aparelho auditivo apenas oferece, a distancia em relação a normalidade é muito maior e menos eficiente.

FALE COM A FONOAUDIÓLOGA

Tire suas dúvidas sobre aparelhos auditivos



enviar