Blog e
notícias

Aparelho Auditivo x Amplificador de Som
Nos dias de hoje é muito comum realizar uma pesquisa de algo que estamos procurando na internet. E quando esta, é sobre aparelho auditivo, surgem várias propagandas dos tais amplificadores de som, com um preço extremamente baixo, o que o torna um produto muito atrativo. Mas as diferenças vão muito além do preço. A principal […]

Nos dias de hoje é muito comum realizar uma pesquisa de algo que estamos procurando na internet. E quando esta, é sobre aparelho auditivo, surgem várias propagandas dos tais amplificadores de som, com um preço extremamente baixo, o que o torna um produto muito atrativo. Mas as diferenças vão muito além do preço.

A principal diferença entre os produtos é que os aparelhos auditivos são indicados para compensar uma deficiência auditiva constatada após diferentes exames com profissionais da saúde. Já os amplificadores de som podem ser usados por indivíduos que não possuem qualquer perda auditiva, já que sua função é apenas amplificar sons do ambiente.

Os amplificadores de som são equipamentos eletrônicos sem regulamentação no INMETRO e na ANVISA. Já os aparelhos auditivos passam por diversas avaliações técnicas e de segurança para serem regulamentados e registrados por estas instituições.

Por serem equipamentos eletrônicos normalmente adquiridos em sites na internet, não existe a possibilidade de um ajuste individual para a necessidade de cada deficiência auditiva. Já os aparelhos auditivos são indicados, programados e ajustados por um fonoaudiólogo conforme as necessidades auditivas de cada pessoa. Por não permitirem este ajuste individual, os amplificadores de som podem gerar um risco de piora da deficiência auditiva, por não ser possível saber qual o nível de amplificação, se o ganho esta abaixo ou acima do necessário.

Quando pensamos na garantia, os sites que vendem os amplificadores de som, não fornecem estas informações. Já os aparelhos auditivos possuem garantia de fábrica e assistência técnica autorizada no Brasil.

Estes são apenas alguns dos motivos para tentar informar melhor do porque não entregar sua saúde auditiva a um amplificador de som e sim a um aparelho auditivo. Procure sempre um fonoaudiólogo, profissional que irá ajudar na aquisição do aparelho auditivo mais indicado para seu caso.

Agende conosco: http://somvida.com.br/contato/

Você pergunta
“o que?” com
frequência em uma
conversa?
Pode ser perda
auditiva.